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Como aplicar uma anamnese?

Olá, tudo bem? Muitos profissionais se perguntam: Como aplicar uma anamnese? Como fazer uma anamnese acolhedora? Que modelo utilizar? Qual o modelo adequado para o ambiente institucional? E qual o modelo para o ambiente clínico?

 

Se faz necessário que cada profissional CRIE:

  • sua identidade de atuação profissional;

  • suas estratégias de acolhimento;

  • suas normas de atendimento;

  • entre tantas outras situações.

 

Além de VALORIZAR:

  • o momento da SUPERVISÃO;

  • o momento da ESCUTA;

  • o momento do encaminhamento;

  • o momento da devolutiva com a família e a escola;

  • o momento da orientação com a família e a escola;

  • entre tantas outras situações.

LAPIDAR O OLHAR E A ESCUTA sempre!

Há diversos modelos e caminhos para aplicação da anamnese, mas o que é importante ressaltar que os modelos não são engessados, logo é possível alterar os dados (acrescentar ou retirar informações), independente do ambiente que será aplicado (institucional ou clínico).

A sugestão de modelo que segue abaixo poderá ser aplicado pelo profissional de atendimento educacional especializado – AEE, psicopedagogo escolar ou clínico, psicólogo escolar ou clínico e demais profissionais afins. Sendo que em cada área e ambiente deverá ser destacado as respectivas necessidades profissionais e ambientais.

MODELO RESUMIDO DE ANAMNESE ABERTA

AMBIENTE INSTITUCIONAL E CLÍNICO, as adaptações serão aplicadas mediante as necessidades de cada profissional.

NOME:_________________________________________________________
DN:_____/_____/__________. IDADE:___________________
ESCOLARIDADE:___________ ESCOLA:____________________________
ENTREVISTADO(S):_________________________________________________
DATA:_____/______/_______.

 

QUEIXA FAMILIAR:
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________

 

MOTIVO DO ENCAMINHAMENTO E QUAL O PROFISSIONAL E OU ESCOLA QUE ENCAMINHOU:
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________

 

COMPOSIÇÃO FAMILIAR:
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________

 

PLANEJAMENTO FAMILIAR:
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________

 

GESTAÇÃO:
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________

 

PARTO:
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________

 

PÓS – PARTO / APGAR:
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________

 

AMAMENTAÇÃO:
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________

 

ALIMENTAÇÃO ( PÓS AMAMENTAÇÃO ATÉ O MOMENTO):

_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________

 

DNPM – DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR

ENGATINHAR:____________SENTAR:_________ANDAR:_______________
FALAR:______________________CHUPETA:________________________
CHUPA DEDO OU OUTRO FAZ USO DE OUTRO RECURSO:_________________
MAMADEIRA:__________________FRALDA – DESFRALDE:______________

 

INDEPENDÊNCIA E AUTONOMIA:

NAS TAREFAS ESCOLAS:_________________________________________
___________________________________________________________
___________________________________________________________

NAS AVDS – Atividades de vida diária (banho, vestir – se, escovação, etc..):
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________

 

MANIA:

_______________________________________________________________
_______________________________________________________________

 

SONO:

_______________________________________________________________
_______________________________________________________________

 

LOCAL E HORÁRIO QUE COSTUMA DORMIR:
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________

 

SAÚDE DO APRENDENTE:

INTERNAÇÃO:___________________________________________________
ALERGIA :______________________________________________________
DESMAIO E OU CONVULSÃO:________________________________________
CIRURGIA:______________________________________________________

FAZ ACOMPANHAMENTO TERAPÊUTICO OU JÁ FEZ?______________________________________________________________

MEDICAÇÃO:____________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________

 

HISTÓRICO FAMILIAR / SAÚDE:

INTERNAÇÃO ( se os pais já ficaram internados, por quanto tempo e por qual motivo, após o nascimento da criança):______________________________________________
_______________________________________________________________
ALERGIA:_______________________________________________________
CIRURGIA:______________________________________________________
MEDICAÇÃO:____________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________

SUICÍDIO ( Já teve algum caso na família? )
_______________________________________________________________

DEPENDÊNCIA QUÍMICA: ___________________________________________

TEM ALGUM CASO NA FAMÍLIA DE PESSOA COM DEFICIÊNCIA:_______________
_______________________________________________________________

 

HISTÓRICO ESCOLAR: ( as escolas que frequentou, se houve retenção, etc…)

EDUCAÇÃO INFANTIL:_________________
ENSINO FUNDAMENTAL I:
1º ANO:____________________________
2º ANO:____________________________
3º ANO:____________________________
4º ANO:____________________________
5º ANO:____________________________
ENSINO FUNDAMENTAL II:
6º ANO:____________________________
7º ANO:____________________________
8º ANO:____________________________
9º ANO:____________________________
ENSINO MÉDIO:
1º ANO:____________________________
2º ANO:____________________________
3º ANO:____________________________

 

ATIVIDADES EXTRAS – CURRICULARES – CULTURAIS E OU
ESPORTIVAS / ROTINA DIÁRIA:
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________

 

AQUISIÇÃO DA APRENDIZAGEM:

_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________

 

COMPORTAMENTO E SOCIALIZAÇÃO ( FAZ AMIZADE COM FACILIDADE? CUMPRE REGRAS? ACEITA MUDANÇAS? COMO COSTUMA BRINCAR?, ETC…):
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________

 

RELACIONAMENTO FAMILIAR ( COMO É O RELACIONAMENTO COM TODOS OS MEMBROS DA FAMÍLIA MATERNA E PATERNA ):
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________

 

OBSERVAÇÕES:
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________

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ASSINATURA DOS RESPONSÁVEIS

 

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ASSINATURA DO PROFISSIONAL

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Referências Bibliográficas

FEUERSTEIN, R.; KLEIN, P. S.; TANNENBAUM, A. J. Mediated learning experience (MLE):Theoretical, Psychosocial And Learning Implications. London: Freund, 1994.

_____. Teoria de la Modificabilidad Cognitiva Estructural. In: Es modificable la inteligencia? Madrid: Editora Bruno, 1997.

_____. Instrumental Enrichment. Baltimore, Instrumental Enrichment. Baltimore Md.: University Park Press, 1980.

FONSECA, V. DA. Aprender a Aprender a Aprender: a educabilidade cognitiva. Porto Alegre: a Artmed, 1998.

OLIVEIRA, Marta Kohl de. Vygotsky e o processo de formação de conceitos. In: Piaget, Vigotski, Wallon – Teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992.

______. Vygotsky – aprendizado e desenvolvimento. Um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 1998.

______. Vygotsky – aprendizado e desenvolvimento. Um processo sócio histórico. São Paulo: Scipione, 1997.

REGO, Teresa Cristina. Vyotsky – Uma perspectiva histórico-cultural da educação. Petrópolis: Vozes, 1998.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

______. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

______. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo : Martins Fontes, 2000.

Fontes:

www.novaescola.org.br

www.portaleducacao.com.br

www.educacaopublica.cederj.edu.br

 

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Post Author
Daniela Trigo

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