Subscribe to newsletter

Subscribe to the newsletter and you will know about latest events and activities. Podpisyvayse and you will not regret.

COMO LIDAR COM AS DIFERENÇAS?

As diferenças fazem parte da sociedade, pois todos nós somos diferentes em diversos contextos: social, cultural, neurológico, intelectual,etc…; com isso devemos respeitar as habilidades e limitações de cada pessoa, independente de sua faixa etária, grau de parentesco ou qualquer relação que tenhamos com a mesma.

Todos nós temos focos de interesses diferentes, assim conquistamos habilidades, mas também temos nossas dificuldades e situações das quais não conseguimos lidar ou realizar.

A sociedade já ocupa um papel repressor e de competição, papéis estes que temos que enfrentar com muita estrutura emocional, mas nossas crianças que apresentam necessidades especiais e aqueles que convivem com as mesmas precisam estar preparados para vivenciar situações de conflitos sociais e consequentemente respeitarem e serem respeitadas.

A família e a escola, ocupam um papel primordial na orientação referente como cada criança deve lidar com as diferenças identificadas nos amigos e demais pessoas que convive, pois esse processo de intermediação nas habilidades sociais fortalece emocionalmente ambos os casos, ou seja as crianças com necessidades especiais e as demais crianças que convivem com as mesmas.

Devem priorizar nos momentos de orientação:

  • Respeito ao próximo,
  • Solidaridade e
  • Aceitação de convívio.

Essa orientação necessita priorizar o respeito, a solidariedade, reflexão sobre se colocar no lugar do outro, acreditar nas potencialidades do outro e perceber que as diferenças fazem parte do contexto de normalidade.

Portanto, devemos levar todas as nossas crianças e seus familiares a refletirem sobre a desconstrução de rótulos, ou seja diagnósticos e julgamentos, precisamos valorizar as habilidades que cada criança apresenta e não enxergamos e valorizamos apenas as dificuldades.

Vamos contribuir para prepararmos pessoas melhores para a sociedade que vivemos! Espero ter colaborado em sua rotina familiar e escolar, caro leitor. Estou à disposição para maiores esclarecimentos. CONSULT – Consultoria Psicopedagógica Daniela Trigo.

Post Author
Daniela Trigo

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *