Subscribe to newsletter

Subscribe to the newsletter and you will know about latest events and activities. Podpisyvayse and you will not regret.

COMO TRABALHAR A ATENÇÃO E LIMITES

É de suma importância diferenciar atenção e limites, pois ambos precisam caminhar juntos.
Atualmente os pais precisam se dedicar período integral em seus afazeres profissionais, mas o pouco tempo que é dedicado aos filhos precisa ser de qualidade, pois quantidade não é sinônimo de qualidade, sendo assim segue algumas dicas.

Dicas para os pais no que se refere à atenção:

  • Ouvir os filhos ao relatarem como foi o seu dia;
  • Ler e assinar todos os dias a agenda e os cadernos;
  • Verificar a organização da mochila diariamente, mas solicitar que a criança organize o seu material;
  • Ler para os seus filhos independente do gênero textual ( livro, jornal, revista, etc,… );
  • Orientar quando solicitar ajuda, mas sem transmitir a resposta correta e sim levá – lo a pensar;
  • Considero importante que a família proporcione momentos que possam se reunir com mais frequência para trocarem informações referente à rotina diária dos respectivos membros, como por exemplo: promover ambientes de lazer, visitar familiares, caminhadas, etc…;
  • Respeitar o ritmo de aprendizagem do seu filho;
  • Realizar as refeições adequadas em horários estabelecidos conforme a rotina de sua família e se possível ao menos uma vez ao seu dia todos os membros da família se reunirem ao redor da mesa, para que possam degustar a refeição juntos e conversarem.

Dicas para os pais no que se refere a limites:

  • Estabelecer uma rotina de estudo, deveres escolares, alimentação, lazer e sono;
  • Estimular a autonomia e a independência conforme a faixa etária, exemplos: guardar os brinquedos após utiliza – los, arrumar a sua mochila, calçar o seu sapato e amarrar o cadarço, se alimentar sozinho, etc…;
  • Estabelecer combinados oralmente de maneira que o conduza a ação positiva. Evitando usar a palavra não na frente da frase. Exemplo: não corra ( ação que a criança irá guardar será correr ) podendo utilizar de maneira mais adequada a mesma solicitação de maneira diferente. Exemplo: ande devagar ( as ações que a criança irá guardar serão andar e devagar );
  • Auxiliar sempre na aquisição de regras, organização de tarefas diárias e responsabilizar – se por seus compromissos condizentes com sua faixa etária;
  • Saber esperar ao pedir algo ou solicitar a ajuda de alguma pessoa;
  • Solucionar problemas através do diálogo;
  • Anexar combinados pictóricos ( figuras ) e verbalizar com frequência para lembrá – lo, sendo que deverá ficar em local sem estimulação visual para não despersá – lo.
  • Espero ter colaborado com sua rotina, caro leitor. Estou à disposição para maiores esclarecimentos. CONSULT – Consultoria Psicopedagógica Daniela Trigo.
Post Author
Daniela Trigo

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *