Subscribe to newsletter

Subscribe to the newsletter and you will know about latest events and activities. Podpisyvayse and you will not regret.

DESCONSTRUÇÃO DE RÓTULOS!

Considero o passo mais importante, identificar as potencialidades da criança e do adolescente para que as mesmas os auxiliem em suas dificuldades, verificar os conhecimentos prévios e pré requisitos de aprendizagem para direcionar uma proposta pedagógica condizente com as necessidades educacionais, além de proporcionar uma melhor auto – estima, promovendo autonomia e iniciativas no processo ensino – aprendizagem.

Na ansiedade de encontrar estratégias que possam ajudar é muito comum familiares e educadores abordarem as dificuldades, inclusive via relatório, mas infelizmente não me daparo com informações positivas sobre as habilidades na rotina diária familiar e escolar.

Que tal observarmos HABILIDADES? Eu sugiro esse caminho, devido a certeza em acreditar que todo ser humano é capaz de fazer algo com qualidade, além de viabilizar um momento sem se deparar com resistências e falas frequentes como: eu não sei, não consigo, entre outras.

A busca pelo diagnóstico muitas vezes se depara com rótulos, mas as diversas opiniões de profissionais em áreas diferentes, quando não há troca de informações entre os mesmos ao invés de auxiliar e orientar acaba confundindo as famílias.

Saber trabalhar em equipe, encaminhar, levantar hipóteses diagnósticas, investigar de maneira criteriosa, com certeza é o melhor caminho para obtermos resultados de qualidade no atendimento com a criança e ou adolescente.

É claro que concluir um diagnóstico é importante, mas sempre visando critérios, pesquisas e muita qualidade, pois este rótulo irá marcar a vida de uma pessoa e poderá influenciar em sua qualidade de vida emocional, escolar, social e futuramente profissional.

O respeito com o ser humano deve ser prioridade nesse momento, acompanhado de acolhimento e muito conhecimento sobre o assunto, além de descartar todas as hipóteses possíveis até realmente viabilizar a certeza diagnóstica, mas para que isso aconteça é necessário buscar profissionais qualificados, experientes e comprometidos.

Priorizo em meu trabalho a orientação familiar e escolar, por acreditar no trabalho em equipe, proporcionando o conhecimento e o envolvimento de todos, com isso os resultados irão surgir à curto prazo e a criança e ou adolescente será favorecido em sua qualidade de vida, social, emocional e escolar.

Os ingredientes que sempre sugiro para o dia a dia em sala de aula e no ambiente familiar são: ouvir sem julgamentos, proporcionar leitura de mundo, afeto, acreditar que é capaz, fazer uso do elogio com frequência, não expôr com comentários negativos, priorizar qualidade e não quantidade de tarefas, proporcionar regras e limites, estabelecer rotinas de qualidade, respeitar seu ritmo de execução, encontrar caminhos lúdicos para que possa compreender melhor e auxiliá – lo sempre que preciso sem oferecer respostas ou fazer pela criança ou adolescente, levando – o à pensar.

No caso dos adolescentes em especial, vivenciaram com seus familiares e educadores tantos obstáculos, que estão desgastados, além da baixa auto – estima que apresentam, devido diversos RÓTULOS NEGATIVOS, com isso é de suma importância permitir aos mesmos que possam acreditar que são capazes de fazerem algo com qualidade e ao identificarem HABILIDADES, irão encontrar a direção para inserção na sociedade e no mercado de trabalho, respeitando suas potencialidades e limitações.

São dicas que acredito beneficiar à todas as crianças e adolescentes independente de suas necessidades educacionais, intelectuais, sociais, culturais, neurológicas e ou emocionais. Acreditar no potencial dos mesmos é também acreditar que vocês pais, educadores e demais profissionais são capazes de fazer o melhor por todos que fazem parte do seu convívio!

Espero ter colaborado com a prática familiar e escolar, caro leitor! Estou à disposição para maiores esclarecimentos. CONSULT – Consultoria Psicopedagógica Daniela Trigo.

Post Author
Daniela Trigo

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *