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PARCERIA DA FAMÍLIA COM A ESCOLA

É muito comum ouvirmos sobre esse tema, mas poucas ações concretas são aplicadas, visando a qualidade de vida educacional, social e emocional dos educandos, independente da faixa etária, pois desde o berçário até o ensino médio os pais precisam participar da vida escolar de seus filhos.

Buscando orientações para almejar o caminho mais adequado, mediante as situações de conflitos ou de intervenções comportamentais e educacionais, cada família precisa se unir com a escola e desta forma atuarem JUNTAS, cada uma cumprindo seu papel e seguindo o mesmo caminho.

Quando os pais decidem matricular seus filhos em uma escola, os mesmos precisam investigar a proposta pedagógica, proposta financeira, regimento e calendário escolar, pois se espera que cada instituição de ensino sempre disponibilize aos pais os respectivos documentos, desta forma a contratação da prestação de serviços faz entender que concordam com o que a instituição oferece.

Ou seja, o que pretendo esclarecer é que tudo isso tem que ser analisado e discutido antes do ato da matrícula e não após esse momento, criando situações adversas, essas atitudes só faz com o que o relacionamento, a parceria família e escola se desgastem desnecessariamente, prejudicando o bem estar social e consequentemente poderá influenciar no aspecto emocional e pedagógico, caso os educandos se deparem com esses conflitos em seu ambiente familiar ou ouça a opinião crítica dos pais sobre seu ambiente escolar.

É importante salientar que a escola é o ambiente que normalmente a maioria das crianças e adolescentes frequentam, usando a maior parte da carga horária dos seus dias, estabelecendo vínculos afetivos e adaptações ambientais, temos que respeitar esse espaço escolar e valorizá – lo para que possamos estimular o prazer em aprender e de frequentar o respectivo espaço.

Quando a escola recorre aos pais para solicitar ajuda, orientar e ou sugerir possíveis acompanhamentos terapêuticos, torna – se claro que essas atitudes é sempre visando o bem estar de cada educando, proporcionando caminhos que visem uma aprendizagem significativa, oferecendo um alicerce de qualidade para a vida adulta dos mesmos, pois tanto os pais quanto à escola desejam alcançar esse objetivo.

Vamos proporcionar aos educandos um ambiente harmonioso, afetivo, significativo e feliz, através de diálogos no ambiente familiar e escolar, esquecendo o caminho do julgamento, do rótulo e da exposição e sim o caminho da PARCERIA!

Espero ter contribuído para uma REFLEXÃO construtiva, que vise mudanças de hábitos em sua rotina caro leitor, seja enquanto família ou enquanto profissional do ambiente escolar. Estou à disposição para maiores esclarecimentos, sem mais. CONSULT – Consultoria Psicopedagógica Daniela Trigo.

Post Author
Daniela Trigo

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